Marcadores

sábado, 22 de março de 2014

Exercício físico, um bálsamo para a artrite reumatóide


Exercício físico, um bálsamo para a artrite reumatóide


A Artrite é uma inflamação que ocorre na articulação. Seus sintomas são caracterizados por dor, calor e vermelhidão local e dificuldades em movimentar a articulação atingida pela doença. 

Os primeiros sintomas são facilmente observados, como sentir dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço. Os fatores de risco que podem aumentar as chances de se ter essa doença são a obesidade, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo. 

Um estudo realizado pelo professor Rowland Chang, em Chicago demonstrou que o exercício físico ajuda, e muito, a combater e melhorar os sintomas e as dores dos pacientes com artrite reumatóide. Além do exercício é muito importante a manutenção de um peso corporal saudável, condizente com a estrutura daquela pessoa, pois se ela estiver acima do peso vai sobrecarregar as articulações, tornando mais difícil a melhora dos sintomas. 

A musculação é uma das práticas mais recomendadas por ortopedistas e reumatologistas quando se fala em artrite, pois o fortalecimento muscular melhora a a estabilidade da articulação, aliviando a dor, fortalecendo os tendões e melhorando a vitalidade das cartilagens, combatendo o estado inflamatório, além de reduzir a perda óssea, muito comum nos pacientes idosos. Porém quando se realiza a musculação com a presença de dores articulares o recomendado é que os exercícios sejam adaptados para não forçar as estruturas, desse modo as cargas devem ser reduzidas, não se deve treinar pesado como uma halterofilista e dependendo da intensidade das dores, o mais indicado são exercícios isométricos com execução lenta. 

Realizar exercícios aeróbios também é importante para fortalecer o coração e os pulmões e ao mesmo tempo auxiliar no processo de perda de peso. Caso a pessoa não possa realizar caminhadas ou andar de bicicleta por conta da doença, o mais indicado é a hidroginástica, que não causa impacto nas articulações dos joelhos, por exemplo. Exercícios que ajudam a melhorar a flexibilidade também são de extrema valia para melhorar a postura, evitar mais lesões e aliviar as dores, portanto alongar é essencial.

Se você sofre com a artrite procure primeiramente um médico especialista. Faça todos os exames necessários e depois de ser liberado pelo médico procure um profissional de educação física para acompanhá-lo. Hoje em dia existem personais especializados nesses casos e garanto que, dedincando-se aos exercícios e com um estilo de vida mais saudável, as dores diminuirão e o prazer em praticar exercícios e as atividades do dia a dia será cada vez maior.


Matéria publicada pelo site Paraná Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário